Quais vínicolas para conhecer em Cafayate
- Joana Tibolla
- 21 de jun. de 2024
- 5 min de leitura
Atualizado: 4 de jul. de 2024
No noroeste da Argentina, a região de Cafayate apresenta tradição e uma excelente reputação no mundo da viticultura. A pequena cidade está localizada na província de Salta e é famosa pelos vinhedos mais elevados do mundo, com mais de 1.500 metros de altitude.
A cidade é um local de elevada altitude, aridez extrema e alta intensidade solar, que dão origem a uvas singulares, resultando em vinhos saborosos, estruturados e muito diferentes de outras regiões. O principal benefício da viticultura nessas condições é a amplitude térmica, que representa a diferença de temperatura durante o dia e a noite.
Em meio ao Vale dos Calchaquies, esta região é famosa por suas montanhas, paisagens majestosas ,por suas vinícolas produtoras de ótimos vinhos e pela maravilhosa gastronomia.
Vou compartilhar com você algumas dicas para curtir ao máximo esta região mágica.
Bodega El Esteco
Após passar um dia na cidade de Salta, percorri os 180km da lindíssima Ruta 68, que a separam de Cafayate. Ao chegar em Cafayate essa foi a primeira vinícola que conheci.
No coracao dos Vales de Calchaquies, rodeada por montanhas e vinhedos essa propriedade colonial espanhola do final do século 19, é uma das mais importantes e maior vinícola da região.
Com mais de 1000 hectares de vinhas, localizada em uma altitude ideal de mais de 1700 metros acima do nível do mar, com sol sempre presente e faixa de temperatura perfeita, o ambiente é perfeito para vinhos de alta qualidade.

Junto a Vinícola funcionam seu restaurante e seu hotel ambos chamados de Pátios de Cafayate, uma propriedade lindíssima, que misturam uma fusão da arte colonial espanhola com a tradição saltenha e sua típica gastronomia.
Almoçamos e também nos hospedamos no Hotel e Wine Spa Pátios de Cafayate https://www.patiosdecafayate.com/ . Ambas as experiências são incríveis e imperdíveis.

O almoço é delicioso e servido no seu pátio com vista para as montanhas, escolhemos harmonizar com um Tannat incrível.



Grande destaque para as deliciosas sobremesas tipicamente argentinas harmonizada com seu vinho Torrontés.

Também fizemos o tour visitação, onde conhecemos a história desta vinícola, que antigamente se chamava Michel Torino, visitamos os vinhedos e aprendemos sobre todas as etapas da produção de vinho ,finalizando com uma degustação.
El Esteco surpreendeu muito, ótimos vinhos, a visitação é muito bem elaborada e completa, imperdívelnesse roteiro.

Falando em degustação, a vinícola dispõe de dois tipos : seleção terroir 1700msnm e a Seleção de Extremos.
Se puder escolher a seleção de extremos tenho certeza que não irá se arrepender, e acho que vale muita a pena conhecer seus grandes vinhos e ainda mais trazê-los para o Brasil.

Minha sugestão é que além de almoçar por lá , se hospede ao menos uma noite para que possa viver essa experiência completa. Vale muito!

Vista do Pátios Cafayate. Falarei mais sobre a hospedagem no em outro post somente sobre esse assunto.

Bodega Piattelli
Na década de 1940, a Família Piattelli emigrou para Mendoza, trazendo o legado da Toscana. A tradição e a paixão continuam sendo a grande referência por trás destes vinhos únicos de produção limitada.
Hoje em dia a Bodega Piattelli representa o melhor da Argentina, com vinhedos e cantinas modernas em Agrelo na região de Mendoza e em Cafayate. A origem da Bodega se deu em Mendoza, com o início das plantações dos vinhedos em Cafayate em 2009.

É incontestável o quanto a Piattelli Wineyards me surpreendeu tanto pela sua imponente estrutura, sua gastronomia e óbvio pelo seus maravilhosos vinhos, que carreguei na mala comigo de volta ao Brasil.

A visitação e a degustação da Piattelli é sem dúvida uma experiência incrível. A vinícola produz vinhos de altíssima qualidade, a visitação é muito completa e as instalações são lindas toda em pedra, a cada passo impossível não se encantar.
A vinícola/ bodega conta com dois tipos de degustações: a Premiun Tasting e a Grand Reserva Tasting.
Simplesmente imperdível.



O Almoço da Piattelli é imperdível! O almoço não é passos, e sim alacarte! Pratos ótimos, muito bem servido não aguentei comer sozinha o meu escolhido, em um cenário cinematográfico, regado por seus vinhos, que volto a repetir, conheçam.


A sobremesa é tão saborosa quanto sua apresentação.

A Piattelli tem um Wine Resort que é sem dúvida um dos melhores e mais bonitos hotéis que já me hospedei. Um verdadeiro oásis em meio ao deserto argentino.

Ao visitar Cafayate esse lugar é parada obrigatória, sugiro que se tiver que escolher apenas um lugar para se hospedar que seja por aqui.
Falarei mais sobre o Wine Resort da Piattelli em novo post.

Bodega San Pedro de Yacochuya
A Bodega San Pedro de Yacochuya fica em Cafayate, a 1.600mt de altitude.
Sua produção é praticamente toda voltada para a uva malbec com algumas pequenas parcelas de torrontés e tannat.
A bodega tem como sócio o famoso Michel Rolland, que em 1998 foi convidado pela familia Etchart, para dar consultoria para a bodega em troca de uma participação societária. Michel Rolland aceitou e transformou a produção de vinhos por lá.

A bodega é relativamente pequena e a cave armazena cerca de 300 barricas 100% francesas. Os vinhos de Yacochuya refletem a marca degistrada de Rolland; vinhos de muito corpo e estrutura provenientes das uvas de longa maturação debaixo do Sol impiedoso da região.
A bodega não tem apelo comercial, almoço, nem muita estrutura. A ideia por aqui é conhecer os grandes vinhos de Michel Rolland.

Bodega Vinas en Flor
Viñas em Flor é uma vinícola familiar, localizada na Ruta 40, a apenas 6 minutos do centro da cidade.
Por aqui você tem uma experiência imersiva em que a gastronomia, arquitetura e paisagismo se fundem para você possa viajar para o mundo íntimo dos vinhos.

O restaurante traz uma proposta gastrônomica de pratos elaborados com produtos frescos da própria horta pensados para harmonizar com seus vinhos.
O restaurante tem uma área externa muito bonita para quem quer almoçar ao ar livre, você pode optar por alacarte ou por menu de passos.

Nós não almoçamos na bodega. Mas fizemos o piquenique com vista para as montanhas e vinhedos. Super indico a experiência.

Bodega Amalaya
Essa bodega é imersa em um cenário que mais parece um quadro. Tudo ao seu redor tornam o lugar único.

Essa bodega entrou na nossos planos, pelo seu Wine Bar. Um lugar lindíssimo, com vista para as montanhas e vinhedos, que serve tanto almoço quanto petiscos para curtir um pôr do sol sensacional.

Escolhemos a Bodega Amalaya para almoçar, cardápio é alacarte e acabamos voltando no outro dia para curtir o pôr do sol, que é lindíssimo.

Acabamos não fazendo a degustação na Amalaya mas acho que vale a pena conhecer melhor seus vinhos.

Comments